decisão do Supremo, ninguém bota a mão…

Posted on 18/06/2009

1


estadao

Como comunicador que sou, o fato do Supremo ter votado sobre a formação em Jornalismo para exercer a profissão de jornalista me deixou intrigado, por ouvir vários amigos e ver vários outros pensando em transferir suas faculdades.

Apesar de que realmente não quero por em pauta se o jornalismo deve ser feito apenas por jornalistas ou etc etc… Acredito que uma decisão do Supremo, que causa tanto furor em todos, não foi tomada num bar com cervejotas e azeitonas.

Eu apenas me perguntei desde que soube do fato e de conhecer inúmeros amigos formados em jornalismo, se eles realmente pensaram que acima de Jornalismo eles são formados em Comunicação Social, mesma formação acadêmica que tenho, porém direcionada a publicidade e propaganda.

O fato é: um jornalista com conhecimentos técnicos em comunicação social é suficientemente capacitado para falar de medicina, causas virais por exemplo, ou apenas relatar os fatos? Um jornalista é capaz de falar de tecidos, moda, sytling, ou apenas relatar fatos?

Li um artido muito bacana (aqui) e tantos outros e em suma não vi ninguém falar: ” as faculdades acadêmcias de jornalismo”, ou então, “a formação academica em jornalismo começou”… então comunicadores que se prezem não devem estar muito atentos a esse corporativismo exigente de MTB, pois de que adianta ter a formação e não ser íntegro, verdadeiro e ético com a função comunicadora, que a meu ver, de novo, é superior a de jornalista.

Agora cuidado sim, pois tem muita gente formada que corre risco, por que tem muita gente sem formação boa por aí,  e quem é bom de verdade, nem comentou a dicesão do Supremo.

Como dizem alguns amigos: Fica a dica!

olsen_large

Posted in: Uncategorized